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Empresas de ônibus mantêm veículos com ar condicionado parados nas garagens em Belém

De 300 ônibus que estavam previstos pelo acordo entre empresas, prefeitura e governo, apenas 51 estão em Belém e nunca circularam. Procuradoria Geral do Muni...

Empresas de ônibus mantêm veículos com ar condicionado parados nas garagens em Belém
Empresas de ônibus mantêm veículos com ar condicionado parados nas garagens em Belém (Foto: Reprodução)

De 300 ônibus que estavam previstos pelo acordo entre empresas, prefeitura e governo, apenas 51 estão em Belém e nunca circularam. Procuradoria Geral do Município de Belém entrou na Justiça pedindo que os veículos comecem a operar imediatamente. Novos ônibus de Belém: procuradoria entra na Justiça para que veículos circulem na cidade A frota do transporte coletivo em Belém deveria contar com reforço de 300 novos ônibus, com ar condicionado, que dariam mais conforto a cerca de 500 passageiros que utilizam o serviço diariamente. Na prática, 51 veículos estão na capital e ainda por cima estão parados nas garagens. A Procuradoria Geral do Município (PGM) de Belém entrou na Justiça para cobrar a circulação desses ônibus na capital. O g1 e a equipe de reportagem da TV Liberal percorreram as empresas para verificar a presença dos ônibus nas garagens espalhadas pela cidade, algumas fora da capital na região metropolitana de Belém . Muitos veículos estavam em locais sem cobertura, pegando sol e chuva. Funcionários não quiseram gravar entrevistas. Belém é uma cidade com altas temperaturas e calor intenso. Com o termômetro marcando 31ºC, o transporte público se torna um desconforto, motivo de reclamação entre passageiros. "Está parece que pegando fogo", diz o operador de produção Valcimar Campos. A rotina de quem depende dos coletivos para se locomover na região metropolitana de Belém é a mesma desde o anúncio da chegada de novos ônibus com ar condicionado e Wi-Fi. Enquanto isso, já faz um ano do acordo entre a Prefeitura de Belém, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) e o Governo do Estado, que garantiria a circulação de novos veículos. Mas, nas ruas nada mudou - Belém continua com apenas a frota de cerca de 1.115, com idade média de oito anos e meio, segundo dados da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). A primeira remessa dos novos ônibus chegou à capital ainda em junho deste ano. A previsão era de que eles começariam a circular no final de agosto. O investimento das empresas deve totalizar R$ 250 milhões, já que desde o acordo estão recebendo incentivos fiscais pelo Município de Belém e o Estado do Pará. Os poucos que chegaram, dos 300 previstos, estão parados e nunca circularam. Vinte deles estão em empresas que fazem a linha municipal: TRANSCOL: 1 VEÍCULO; MONTE CRISTO: 8 VEÍCULOS; SANTA ROSA: 3 VEÍCULOS; SÃO JOSÉ: 1 VEÍCULO; ARSERNAL: 7 VEÍCULOS; Já os outros 31, estão em empresas que fazem a linha metropolitana. ÁGUAS LINDAS: 11 VEÍCULOS; AUTOVIÁRIA PARAENSE: 10 VEÍCULOS; FORTE: 5 VEÍCULOS; VIALOC: 5 VEÍCULOS; Ainda em dezembro de 2023, a lei que garantiu as isenções fiscais para a implantação do novo sistema integrado de transporte público coletivo de passageiros de Belém foi publicada no Diário Oficial do Município. Até esta segunda-feira (21), apenas duas empresas deram início ao processo de licenciamento de 11 veículos - o que ainda está em curso, segundo a superintendente da Semob, Ana Valéria Borges. Em setembro, a PGM entrou na Justiça solicitando o cumprimento do acordo, por parte das empresas, e a ação pedia que os ônibus adquiridos passassem a circular imediatamente. Em nota, o Setransbel disse que "todos os 300 novos ônibus foram adquiridos pelas empresas associadas e que a documentação referente à compra foi devidamente apresentada". Quanto ao início da operação dos veículos, que já estão em Belém, o sindicato pontuou que "o assunto está sendo tratado na Justiça". VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará